sexta-feira, 26 de junho de 2015

Minibios - CURATORIAL - Cinema de Bordas

Os trabalhos têm como traço comum, no entanto, a vontade de ter um lugar ao sol no cinema. E seus realizadores estão acostumados a percorrer a via-crúcis dos poucos circuitos de exibição que se mostram receptivos e lhes abrem oportunidades, na luta para fazê-los vistos e reconhecidos.

A Mostra Cinema de Bordas inclui-se nas que partilham esse périplo e apresenta uma proposta carinhosamente inclusiva, passando ao largo de denominações dicotômicas – como aquela que põe de um lado o cinema de estúdio e de outro o cinema chamado de independente.

Os filmes de bordas não atendem e não servem senão a um propósito único: o desejo de fazer cinema. Um desejo que move e motiva, igualmente, cineastas amadores e profissionais, de todos os tipos, de todas as idades, de todos os estratos sociais, espalhados por todo o país.

Bernadette Lyra
curadora
Minibios



Bernadette Lyra é escritora e pesquisadora de cinema. Possui graduação em letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestrado em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em cinema pela Universidade de São Paulo (USP). Tem pós-doutorado pela Universidade René Descartes/Sorbonne (Paris V) e atualmente é professora titular da Universidade Anhembi Morumbi.



Gelson Santana é formado em comunicação social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e doutor em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular do mestrado em comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É curador das mostras de cinema de bordas do Itaú Cultural desde 2009.



Laura Loguercio Cánepa é jornalista e pesquisadora de cinema. Doutora em multimeios pela Unicamp e mestre em ciências da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, é, atualmente, professora do mestrado em comunicação da Universidade Anhembi Morumbi e pós-doutoranda no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA/USP. É curadora das mostras de cinema de bordas do Itaú Cultural desde 2011.

Nenhum comentário: