quarta-feira, 1 de junho de 2016

33 FILMES PELO FIM DA CULTURA DO ESTUPRO


O recém caso do estupro coletivo no Brasil gerou uma comoção mundial, além de discussões e mais discussões nas redes sociais. Mas como sabemos, esta prática aterradora é comum e estupros coletivos também, pois em grande parte dos casos, a vítima não presta queixa por medo, vergonha ou culpa, por julgar-se responsável, ainda que em parte, pelo acontecido.

Selecionei 33 filmes para representar a ideia de que o estupro não pode ser aceito como parte de nossa cultura. É uma violação muito maior que a sexual.

Assista ao filmes, mas questione a realidade. Ela deve mudar.

1)ACUSADOS (1988)

Jodie Foster é Sarah Tobias, uma mulher que, após brigar com o namorado numa noite, vai para um bar na beira da estrada onde trabalha uma amiga para jogar conversa fora. Depois de ingerir alguma bebida, paquerar e de dançar sensualmente, Sarah é atacada e estuprada por três homens – incluindo um rapaz com quem estava flertando – sobre uma máquina de jogo. Ao ser socorrida, a promotora pública Kathryn Murphy (Kelly McGillis) decide investigar sobre o acontecido. Um dos garotos, um universitário que pediu socorro pelo telefone sem se identificar, pode ser a única testemunha sobre o ocorrido. Durante o ato, um grupo de homens assistiu a tudo e incentivou o crime, nada fazendo para impedi-lo.


2)IRREVERSÍVEL (2002)

O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira sequencia mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.


3)SOB O DOMÍNIO DO MEDO (1971)

O matemático americano David Sumner (Dustin Hoffman) e sua esposa inglesa (Susan George) resolvem se mudar para uma pequena cidade do interior. Logo David se envolve com um grupo de valentões da região e começa a descobrir a violência e o medo. Quando sua mulher é atacada e a sua casa invadida, ele vai começar a lutar para sobreviver e se vingar dos bandidos.


4)AMARGO PESADELO (1972)

Quatro amigos, Ed Gentry (Jon Voight), Lewis Medlock (Burt Reynolds), Bobby Trippe (Ned Beatty) e Drew Ballinger (Ronny Cox), decidem descer de canoa um rio das florestas da Geórgia, antes que toda a região se transforme em uma represa. Depois de advertências dos habitantes locais, Drew participa de um Duelo de Banjos com um menino mudo e então eles iniciam a viagem. Inicialmente se exultam com a beleza da natureza e a emoção inicial das correntezas. No entanto, no dia seguinte, as coisas começam a tomar um rumo pior, quando Bobby e Ed decidem descansar na margem, depois de se separarem de Lewis e Drew. Dois montanheses armados saem da floresta, amarram Ed e um deles estupra Bobby. Lewis e Drew os resgatam, mas o ataque que sofreram muda totalmente o clima da viagem. Além disto o rio fica cada vez mais perigoso.


5)MENINOS NÃO CHORAM (1999)

Saiba como Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.


6)VINGANÇA DE JENNIFER (1978)

Na trama, Jennifer é cruelmente estuprada múltiplas vezes (chocante ao ponto de você ter que parar o filme e jogar o controle longe), depois se vinga dos estupradores da forma mais horrível que encontra. O filme é tão perturbador que você não sabe se é sexista, feminista ou simplesmente uma agressão a tudo que você acredita.


7)TEMPO DE MATAR (1996)

Em Canton, no Mississipi, dois brancos espancam e estupram uma menina negra de dez anos. Eles são presos, mas quando estão sendo levados ao tribunal para terem o valor da sua fiança decretada o pai da garota (Samuel L. Jackson) decide fazer justiça com as próprias mãos e mata os dois na frente de diversas testemunhas, além de acidentalmente ferir seriamente um policial. Ele é preso rapidamente, mas a cidade se torna um barril de pólvora e, além do mais, a defesa tem de se defrontar com um juiz que não permite que no julgamento se mencione a razão que fez o pai cometer o duplo homicídio, pois o julgamento é de assassinato e não de estupro.


8)DESEJO DE MATAR 2 (1982)

Paul Kersey se aposenta como "vigilante" e vai morar na cidade de Los Angeles por causa de Frank Ochoa. Tudo estava normal na vida de Kersey. Ele estava muito feliz ao lado de sua nova namorada, Geri Nichols, e sua filha já estava em um estado melhor. Mas, tudo que é bom dura pouco. Sua carteira é roubada por cinco meliantes, que vão a sua casa, estupram e matam sua empregada e sua filha. Kersey, totalmente indignado, vai às ruas, aluga um quartinho, e volta a ser "vigilante".



9)RASHOMON (1950)

O filme descreve um estupro e assassinato através dos relatos amplamente divergentes de quatro testemunhas, incluindo o próprio criminoso e, através de um médium (Fumiko Honma), a própria vítima. A história se desvela em flashbacks conforme os quatro personagens — o próprio bandido (Toshiro Mifune), o samurai assassinado Kanazawa-no-Takehiro (Masayuki Mori), sua esposa Masago (Machiko Kyō) e o lenhador sem nome (Takashi Shimura) — recontam os eventos de uma tarde em um bosque. Mas é também um flashback dentro de um flashback, porque os relatos das testemunhas são recontados por um lenhador e um sacerdote (Minoru Chiaki) para um grosseiro plebeu (Kichijiro Ueda) enquanto eles esperam por uma tempestade em uma portaria arruinada.


10)PECADOS DE GUERRA (1989)

Pecados de Guerra é baseado na história real de um esquadrão de soldados retidos no pântano moral dos tempos da guerra do Vietnã. Testemunha de um estupro em uma vila, o soldado Eriksson é forçado a permanecer sozinho contra seus companheiros e seu oficial de comando, o sargento Meserve, um homem poderoso e carismático pressionado ao limite da barbárie pelo terror e brutalidade do combate.


11)3096 DIAS DE CATIVEIRO (2013)

3096 foi o tempo que Natascha Kampusch permaneceu em cativeiro depois de ter sido raptada (em 1998), aos dez anos de idade, pelo psicopata austríaco, Wolfgang Ptmiklopil, quando caminhava para a escola. Apesar da enorme divulgação que o caso teve e de todas as buscas policiais, Natascha só conseguiu fugir oito anos depois, aproveitando um descuido do seu raptor. 


12)ANIVERSÁRIO MACABRO (1972)

Inspirado num drama de Ingmar Bergman de 1959, "The virgin spring", Wes Craven assume a direção dessa história sobre uma gangue de bandidos que após matar duas adolescentes decide se esconder na casa dos pais de uma delas. O que eles não sabem é que irão encontrar a vingança sob uma forma assustadora.


13)HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (2011)

O difamado jornalista Mikael Blomkvist (Daniel Craig) aceita o convite para investigar um assassinato de 40 anos atrás não solucionado, a pedido do tio da vítima, o industrial sueco Henrik Vanger (Christopher Plummer). Enquanto isso, a hacker tatuada Lisbeth Salander (Rooney Mara) é contratada para investigar Blomkvist e descobre a verdade por trás da conspiração que levou o jornalista a cair em desgraça. Unidos pelo destino, a dupla improvável descobre uma história secreta de assassinato e abuso sexual que compromete o passado da família Vanger, enquanto eles se aproximam de um mal silencioso que espera para engolir ambos.



14)CIDADE SEM COMPAIXÃO (1961)

Alemanha, setembro de 1960. Quatro soldados do quartel McBride, que fica perto de Neustadt, uma pequena cidade, ficam bêbados e vão embora. No entanto, num bosque próximo, Karin Steinhof (Christine Kaufmann) e Frank Borgmann (Gerhard Lippert), um casal de namorados, conversam. Ela quer seduzi-lo, ficando irritada com a cautela de Frank e acabam tendo uma discussão. Ainda bem chateada, Karin nada até o outro lado da margem de um pequeno rio. Os soldados a vêem, ficam interessados nela e a estupram, enquanto ela pedia que Frank a socorresse, mas ele nada pôde fazer, pois foi esmurrado por um dos soldados.


15)SALÓ - 120 DIAS DE SODOMA (1975)

Baseado livremente em histórias de Marquês de Sade ("Círculo de Manias", "Círculo da Merda" e "Círculo do Sangue"), passa-se na Itália controlada pelos nazistas, onde quatro libertários fascistas sequestram 16 jovens e os aprisionam em uma mansão com guardas. A partir daí, eles passam a ser usados como fonte de prazer, masoquismo e morte.


16)DESEJO DE MATAR (1974)

Em Nova York vive Paul Kersey, um homem pacífico que tem sua vida destroçada quando três marginais invadem seu apartamento, estupram sua filha, que fica em estado gravíssimo, e matam Joanna, sua mulher. Após uma viagem a uma cidade do Arizona, na qual todos andam armados e a criminalidade é mínima, Kersey, decide eliminar qualquer um que o ameace, pois a polícia se mostra incapaz de encontrar os culpados. Assim Kersey, se arma e começa a patrulhar as ruas, matando assassinos e ladrões e ficando obcecado em fazer justiça. Paralelamente ele é caçado por Frank Ochoa, um detetive da polícia que deseja encontrar o homem que está fazendo o trabalho dos tiras.


17)KARLA - PAIXÃO ASSASSINA (2006)

Karla casa-se com Paul, o ajudando à cometer uma série de crimes, inclusive o ajuda à violentar sua irmã mais nova, de 15 anos, Tammy Homolka. Mesmo com uma resistência inicial, Karla concorda em ajudá-lo à estuprar Tammy, como um presente de Natal. Karla obteve drogas — da clínica veterinária onde ela trabalhava — para sedar sua irmã. No entanto, Tammy engasga-se com seu próprio vômito e morre. Paul gaba-se para Karla sobre outros estupros que havia cometido, persuadindo Karla à envolver-se nas agressões sexuais e assassinatos de três outras vítimas adolescentes.


18)VIVENDO COM O PERIGO (1995)

Bela jovem chega a cidade e casa-se com rapaz que serve na marinha. Quando ela fica grávida, ele se torna arredio, dizendo sofrer sequelas dos períodos passados num submarino. Ao mesmo tempo, jovens que vivem perto da base começam a ser estupradas e ela tem que descobrir a verdade.


19)SEDE DE VINGANÇA (2015)

O filme narra a história de uma enfermeira que é brutalmente estuprada por um homem misterioso (Shiloh Fernandez). Após sua prisão, ela começa a enviar cartas para ele na prisão, mas todas são devolvidas. Determinada a confrontá-lo, ela então começa a visitá-lo regularmente na prisão e, aparentemente, faz amizade com ele, contra a vontade de seu pai (Nick Nolte). Incapaz de compreender as intenções de sua filha, ele teme pela segurança dela quando o seu agressor for liberado da prisão.


20)RAPTO DE UM TIRA (1985)

Detetive do departamento de homicídios é conhecido por seu desprezo aos crimes sexuais. Mas seus conceitos começam a mudar depois que sofre na própria pele as consequências de um estupro.
Péssima tradução: "Rape" virou "Rapto"


21)LARANJA MECÂNICA (1971)

No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

22)NU (1993)

O filme é uma obra em movimento. David Thewlis interpreta um homem sem lar e sem perspectivas que estupra uma mulher e foge, invadindo e mudando os rumos das vidas de várias pessoas que encontra. Thewlis vira carrasco, bálsamo, incitador, vítima, dependendo de quem cruza seu caminho. Parece um anjo/demônio boêmio que vem para provocar reações. Sua rudeza com uma mulher de meia-idade que se exibe na janela contrasta com seus conselhos metafísicos para o vigilante que a olha. Nu despe o espectador de qualquer procura por coerência narrativa. O que importa aqui é investigar almas.


23)SLEEPERS - VINGANÇA ADORMECIDA (1996)

Nos anos 60 quatro adolescentes que viviam em Hell's Kitchen, em Nova York, ferem acidentalmente uma pessoa gravemente. Eles são condenados a ir para um centro de reabilitação juvenil, onde são humilhados de todas as formas possíveis, tendo inclusive sofrido abusos sexuais dos guardas. No início dos anos 80, dois deles encontram por acaso em um bar o guarda (Kevin Bacon) que mais os humilhou. Nesta hora a vingança dos quatro amigos tem seu início.


24)COR PÚRPURA (1985)

Em 1906, em uma pequena cidade da Georgia, sul dos Estados Unidos, a quase adolescente Celie, violentada pelo próprio pai, torna-se mãe de duas crianças. Separada dos filhos, Celie (Whoopi Goldberg, que foi indicada ao Oscar de melhor atriz por este filme em 1985), é doada à Mister (Danny Glover, de Máquina Mortífera), que a trata como companheira e escrava ao mesmo tempo. Cada vez mais calada e solitária, Celie passa a compartilhar sua tristeza em carta. 


25)POLISSIA (2011)

Diariamente, um grupo especializado da polícia francesa precisa lidar com duros crimes envolvendo crianças. A rotina envolve prisão de pedófilos, interrogação de pais abusivos e o confronto com menores infratores. Dentro deste universo, a vida privada de cada policial encontra pouco espaço, apesar de ser difícil manter o equilíbrio entre as duas partes. Essa dinâmica sofre sérias mudanças quando Melissa (Maïwenn), uma fotógrafa enviada pelo Ministério do Interior, passa a acompanhar as missões.

26)PRECIOSA (2009)

Há quem encare o cinema como mera forma de entretenimento. Diversão rasteira, que proporcione ao espectador mergulhar em um mundo ilusório de felicidade e diversão por algumas horas. O cinema tem esta função, mas restringi-lo apenas a isto é não apenas desmerecê-lo como também a si próprio. É verdade que às vezes a violência e crueza do mundo são tão fortes que a vontade maior é mergulhar numa espécie de transe, que permita que ao menos por alguns instantes seja possível esquecer de tudo que está lá fora. Só que fazer apenas isto é também uma forma de se alienar, se negar a ver o que acontece ao redor. O cinema também tem esta função, a de servir como denúncia e mostrar a realidade como ela é, por mais dura que seja. Preciosa - Uma História de Esperança se enquadra neste tipo de filme.E como é difícil a vida de Claireece "Preciosa" Jones. Com apenas 16 anos, sofre maus tratos constantes...


27)SOBRE MENINOS E LOBOS (2003)

Baseado no livro homônimo de Dennis Lehane, o longa conta a história de três amigos de infância que acabam se separando após um deles sofrer uma experiência traumática – sequestro e abuso sexual por dois homens. 25 anos depois, outra fatalidade faz com que eles se reaproximem e tenham que enfrentar não só os fantasmas do passado, mas também os problemas do presente. Drama intenso, com personagens profundos e verossímeis, dirigido com maestria por Clint Eastwood.


28)DÚVIDA (2009)

1964. O carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) tenta acabar com os rígidos costumes da escola St. Nicholas, localizada no Bronx. A diretora do local é a irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), que acredita no poder do medo e da disciplina. A escola aceitou recentemente seu primeiro aluno negro, Donald Miller (Joseph Foster), devido às mudanças políticas da época. Um dia a irmã James (Amy Adams) conta à diretora suas suspeitas sobre o padre Flynn, de que esteja dando atenção demais a Donald. É o suficiente para que a irmã Aloysius inicie uma cruzada moral contra o padre, tentando a qualquer custo expulsá-lo da escola.


29)EM NOME DE DEUS (2002)

Irlanda, década de 60. Margaret (Anne-Marie Duff) foi estuprada num casamento por seu primo. Bernardette (Nora-Jane Noone) é muito bonita e por isso representa um perigo para os homens da vizinhança. Rose (Dorothy Duffy) e Crispina (Eileen Walsh) são mães solteiras. Por causa disso essas quatro mulheres são mandadas para um convento por seus familiares, com o intento de "pagar por seus pecados". Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico. As internas são conhecidas como "as irmãs Magdalena". Elas são humilhadas regularmente pelas madres, que não toleram desobediência, muitas vezes usando até mesmo castigos físicos.


30)DOGVILLE (2003)

Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este "período de testes" Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.


31)O MUNDO É O CULPADO (1950)

Ann Walton, uma jovem feliz e sem grandes preocupações, é atacada por estuprador ao voltar do trabalho. Ela fica tão traumatizada que foge do lar e do noivo. Muda de identidade e tenta reconstruir a vida ao empregar-se em um sítio na Califórnia.


32)BONITINHA, MAS ORDINÁRIA (1965)

Heitor Wernek é um milionário que pede ao genro Peixoto que procure dentre seus funcionários um rapaz para se casar com sua filha caçula de 17 anos, Maria Cecília. A razão é o fato da filha ter sido estuprada por três negros desconhecidos quando estava num automóvel dirigido por Peixoto que sofreu uma pane num local ermo. O escolhido é Edgar, funcionário há onze anos na companhia. Mas num primeiro encontro Heitor humilha Edgar considerando que ele fosse um novo "Peixoto", o genro que se casou com a outra filha apenas pelo dinheiro. Edgar não aceita o compromisso, xinga Heitor e abandona o emprego mas volta atrás por se sentir atraído por Maria Cecília. Mas ele também gosta de outra moça, a vizinha Rita, que trabalha fora para cuidar das três irmãs menores e da mãe doente. Enquanto Edgar luta para provar que não se vendeu, ele terá novas revelações sobre Rita e Maria Cecília, além de conhecer mais de perto a vida decadente de Heitor e Peixoto.


33)LOVELACE (2013)

Cinebiografia de Linda Lovelace (Amanda Seyfried), retratando como foi de uma garota de família tradicional à protagonista do clássico do gênero pornô "Garganta Profunda". Ela entrou no meio através de seu abusivo marido Chuck Traynor (Peter Sarsgaard), mas acabou não seguindo a carreira de atriz pornô, chegando até mesmo a militar contra a indústria pornográfica após se casar com Larry Marchiano.




Nenhum comentário: