terça-feira, 13 de março de 2018

JOE DANTE - 10 FILMES ESSENCIAIS


O Homenageado de hoje é Joe Dante. Seguindo o esquema de colocar entre os 10 filmes essenciais, o primeiro e o último filme realizado (se a carreira encerrou) ou apenas o primeiro em caso contrário, afim de proporcionar a experiência para o leitor de comparar como começou e encerrou a carreira do diretor (a).

Joe Dante é uma daqueles cineastas que se formou no cinema B, quadrinhos e séries de TV.  É um dos cineastas que Steven Spielberg "apadrinhou", lá no início dos anos 80. Vários dos seus filmes foram produzidos por ele, e de certa forma, tinha seu toque de midas. Dante começou, inclusive, fazendo o filme Piranha (1978), que é considerado o melhor filme que veio no rastro de Tubarão (1975), do próprio Spielberg.

Abaixo, os 10 filmes essenciais do diretor, lembrando que a lista é concebida com base na opinião de críticos, leitores e listas de sites famosos, fazendo uma média disto tudo.




Maggie McKeown (Heather Menzies) é uma investigadora contratada para descobrir o paradeiro de Barbara Randolph (Janie Squire), que desapareceu junto com David (Roger Richman). Ela viaja pelos locais em que os dois estiveram até chegar na casa de Paul Grogan (Bradford Dillman), que vive em um acampamento de verão junto com sua filha Suzie (Shannon Collins). Incentivado por Maggie, Paul passa a investigar um complexo militar existente ao lado do local. Lá eles descobrem um laboratório onde estão diversos animais bizarros, perto de uma lagoa artificial. Ao escoar a água do local eles encontram os esqueletos de Barbara e David. É quando conhecem o dr. Robert Hoak (Kevin McCarthy), que revela que o local abrigava piranhas mutantes, criadas para serem usadas como arma na Guerra do Vietnã. Agora soltas, elas começam a fazer seguidas vítimas.


Após ser atacada por um assassino, Karen White, uma famosa apresentadora de TV, descansa numa casa de campo para esquecer o trauma. Aparentemente a população da cidade a recebe com carinho, mas quando chega o crepúsculo a floresta guarda um segredo que ninguém gosta de comentar. Uivos, ruídos estranhos e histórias mal contadas vão sendo descobertos até a revelação final.

Thriller de horror que resultaria em outras várias sequências. Virou Cult movie e homenageia os classícos B do gênero horror fazendo referências  nos personagens masculinos (George Wagner, Roy William Neil, Terry Fischer, Fred Francis, Erle C. Kenton, Sam Newfield, Charles Barton, Lew Landers) a nomes de cineastas especialistas do gênero. Faz citações a O lobisomem (1941). Roger Corman faz uma ponta (o homem da cabine telefônica). Destaque para os efeitos de maquiagem de Rick Baker.


Rand Peltzer (Hoyt Axton) é um "inventor" que, ao tentar dar um presente natalino único para seu filho, Billy Peltzer (Zach Galligan), compra em Chinatown um Mogwai, um ser aparentemente gracioso. Mas o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades. Entretanto, o neto do ancião o vende por duzentos dólares e diz as regras essências para ter um Mogwai: nunca colocá-lo diante de uma luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo; nunca molhá-lo e, a regra principal, nunca o alimente após a meia-noite, mesmo que ele chore ou implore.

A marquise de cinema exibida em Gremlins revela a exibição de dois filmes: "A Boy's Life" e "Watch the Skies". Estes títulos eram os nomes de trabalho de E.T., o Extra-terrestre (1982) e Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977), quando os filmes ainda estavam em produção.


Tudo com o que Ben Crandall (Ethan Hawke) sempre sonhou torna-se real quando, com a ajuda de seus amigos Wolfgang Müller (River Phoenix) e Darren Woods (Jason Presson), além da sua imaginação, ele se lança na descoberta de uma nave espacial em seu laboratório. Os três jovens garotos vêem então cada vez mais próxima a oportunidade de fazer a viagem interplanetária que sempre desejaram.

Alguns efeitos sonoros do filme foram tomados diretamente de um jogo original do Atari 2600 chamado Yars' Revenge (1982). Durante o voo dos meninos sobre o circuito, no final do filme, alguns ângulos e movimentos de câmera foram feitos na tentativa de mimetizar o voo para a Terra do Nunca, no clássico da Disney As Aventuras de Peter Pan (1953). O filme inclui diversos segmentos do longa A Guerra dos Mundos (1953).


Tuck Pendleton (Dennis Quaid), um piloto de teste da Marinha, se ofereceu para uma experiência médica altamente perigosa: um submarino com Tuck no comando foi encolhido até o tamanho molecular, para ser inserido no corpo de um coelho vivo. Se bem sucedido, o teste poderá resultar em inovações radicais em técnicas cirúrgicas. Entretanto, alguns ladrões tentam roubar Tuck e o submarino enquanto ambos estavam miniaturizados e, por acidente, Tuck e o submarino acabam sendo injetados no corpo de Jack Putter (Martin Short), um amável balconista hipocondríaco. Assim, Jack tem de lidar com coisas que nunca mexeu na vida para tentar salvar Tuck.

Chuck Jones, o criador do personagem Pernalonga, pode ser visto em uma pequena ponta, comendo uma cenoura na cena do supermercado.


História em uma cidade americana típica, quando novos vizinhos se mudam para a casa ao lado de Ray Peterson (Hanks) Tom e ele percebe que algo está errado. Novos moradores realmente estranho: ninguém nunca vê-los, sua casa está uma bagunça, ea noite ouvir barulhos suspeitos vindos do porão. A única coisa que eles chamam Klopeks. Até que um dia o velho ao lado de desaparecer de repente, e todos começam a suspeitar que os novos vizinhos estranhos.


Se passaram cinco anos desde o incidente dos Gremlins em Kingston Falls. Billy (Zach Galligan) e Kate (Phoebe Cates) se mudaram para Nova York, onde trabalham para Daniel Clamp (John Glover), um magnata que atua em vários setores. Paralelamente, faleceu o velho chinês de Chinatown que era dono de Gizmo, o Mogwai que tinha sido de Billy. Durante a demolição da loja Gizmo escapa, mas logo é pego por funcionários de Clamp e levado para um laboratório, que fica no mesmo prédio onde Billy trabalha. Ao descobrir acidentalmente que Gizmo está no laboratório, Billy vai até o local e tira Gizmo de lá, levando-o para sua sala. Mas tudo começa a dar errado quando Marla Bloodstone (Haviland Morris), a chefe de Billy, visando uma promoção, o força a jantar com ela para discutirem a possibilidade de ascensão, pois Clamp viu o trabalho de Billy e gostou muito. Billy pede a Kate que leve Gizmo para a casa deles.  Esta idéia a deixa apavorada, mas antes que ela faça qualquer coisa um funcionário da empresa, ao tentar consertar um bebedouro, acaba molhando Gizmo.

Existem duas versões diferentes de Gremlins 2 - A Nova Turma, uma que foi exibida nos cinemas e outra que foi lançada em vídeo. A diferença entre elas é que na versão dos cinemas aparecem as cenas em que o rolo do filme é queimado pelos Gremlins, enquanto que na versão em vídeo tal cena foi alterada para mostrar um videocassete sendo quebrado.


Em Key West, uma pequena cidade do estado da Flórida, em plena Crise dos Mísseis de 1962, quando a população americana entrou em pânico com a possibilidade de um bombardeio nuclear vindo de Cuba, o produtor Lawrence Woosley tenta tirar proveito da situação, convencendo um grande exibidor de filmes a lançar em grande circuito sua mais recente criação sobre um homem que sofreu uma incrível mutação genética se transformando em uma gigantesca formiga. 
Meio homem, Meio Formiga. Horror total. Fazendo uso de truques baratos e de muita imaginação, Woosey agita a pequena cidade...


Um avião cheio de crianças que ficaram órfãs por causa da guerra nuclear entre Paquistão e Índia está a caminho de Idaho, EUA. Ao saber disso, o governador Farley (Beau Bridges), que se reelegeu com uma campanha contra a imigração, não hesita e manda fechar as fronteiras do Estado. Na Casa Branca, o presidente discute com seus assessores e dá a Farley 72 horas para voltar atrás - ou as tropas federais vão entrar em ação. Enquanto isso, a rede de TV NewsNet faz um verdadeiro circo em busca de maiores índices de audiência e o veterano jornalista Jim Kalla (James Earl Jones) descobre que Estados vizinhos estão enviando tropas para apoiar o governador.

Globotech é um grande conglomerado que, entre outras atividades, faz armas para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Decidida a investir em outros ramos, ela compra a Heartland, uma fábrica de brinquedos. Gil Mars (Denis Leary), o presidente geral, quer que os designers façam brinquedos mais realistas, que tenham praticamente vida própria e usem bateria de lítio, para nunca precisarem de pilhas. Depois de três meses os brinquedos estão prontos e o resultado são figuras de ferozes soldados - o Comando Elite - que foi programado para destruir os Gorgonóides, alienígenas que não oferecem nenhum perigo. Joe (Dick Miller), um entregador da Heartland, deixa alguns destes brinquedos na pequena loja de Stuart Abernathy (Kevin Dunn), que está indo à falência. À noite o Comando Elite sai de suas caixas e recebe ordem do seu líder, Chip Hazard, para atacar os Gorgonóides e os humanos.

O ator Phil Hartman faleceu antes do lançamento do filme. Ernest Borgnine, George Kennedy, Jim Brown e Clint Walker, que deram vozes a alguns dos personagens do Comando Elite, estiveram juntos em Os Doze Condenados (1967).


Nenhum comentário: